Identidade Afro-brasileira

Quando falamos de identidade afro-brasileira estamos refletindo sobre relações raciais no Brasil, interação corpo/indivíduo, valorização do atributos africanos presentes em nós,conhecimento das raízes africanas e indígenas, discutindo questões de raça, gênero, sexualidade etc. Na construção, re-construção da identidade afro-brasileira que por muitos anos foi negada a maioria da população, a educação e o conhecimento das verdades excluídas da história forna-se tarefa urgente.

Como nos afirma Appiah que a verdade não é propriamente de nenhuma cultura; devemos apoderar-nos das verdades de que precisamos onde quer que as encontremos.Mas para que as verdades se transformem na base da política nacional e, e também da vida nacional,temos que acreditar nelas; e saber se as verdades que retiramos do ocidente serão dignas de crédito depende,em grande parte de como consigamos administrar as relações entre nossa herançs conceitual eas idéias que correm ao encontro,vindas de outros mundos. ( Appiah,1997 p.21)

Nossa identidade se transforma a cada vivência vamos lançando mão de elementos que nos ajudarão a viver e construir novas relações. As experiências subjetivas moldam as identidades e a tomada de consciência vem através do conhecimento das contribuições africanas em todas as áreas da sociedade. A ancestralidade africana presente em cada um de nós, suscita a luta contra o racismo e as várias formas de preconceitos.Também nos motiva a trabalhar pelo respeito as diferenças, às várias formas de viver, ser e agir no mundo.

Construímos nossa identidade a partir do nosso próprio olhar, dialogando com o outro a partir da discussão com a realidade observando as concepções e os valores.Ao olharmos o atlântico observemos a ligação Brasil/África valorizando as culturas que construiram esta Nação.

As experiências africanas ajudam a compreender e a reconstruir nossa história e consequentemente nossa identidade, dando respostas a muitas das questões etnicas e culturais e sociais muito debatidas hoje.
Então vamos refletir e construir juntos uma identidade afro-brasileira com base nos valores culturais dos ancestrais africanos e indígenas e assim compreendermos melhor nossa existência.
Analia Santana
Referencia: APPIAH, Kwame Anthony. Na Casa de meu pai: a África na filosofia da cultura;trad. Vera Ribeiro.Rio de Janeiro: contraponto,1997.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

25 de Maio dia da África: O Continente das Nossas Raízes

Música Canto das Três Raças

93 anos do Lider Nelson Mandela " Mandela Day" por Afrokut