Identidade Negra (Primeiras Palavras)

Estou criando este blog para dialogar com pessoas interessadas na contrução da identidade negra e temáticas afins, no intuito de continuar desenvolvendo minha identidade que está em construção permanente e também disponibilizar algumas atividades de classe para trabalhar cultura negras ou afro-brasileira em sala de aula. Sabemos da importância desse trabalho desde os primeiros anos escolares. Os resquícios de mais de 300 anos de regime escravocrata ainda persistem na sociedade atual,por isso é preciso minimizar as sequelas e ampliar a auto-estima dos negros ,mestiços e afro-brasileiros. Afirmar a cada dia a beleza e o valor da identidade negra construída nos pilares dos nossos ancestrais africanos, é um construção diária pois os valores etnicos africanos precisam ser lembrados e vivenciados pois, a sociedade brasileira fez questão de omiti-los de nós. Construindo a identidade Negra na diversidade cultural Sabemos que é nos primeiros anos de vida, que as crianças estão desenvolvendo suas estruturas psicossociais. Por isso, torna-se necessário a aprendizagem e a apropriação de conhecimentos sobre as várias matrizes culturais(indígena,africana e européia e outras), para a construção da consciência etno - cultural desde a educação infantil e ou séries iniciais do Ensino Fundamental. Nesse sentido afirma Munanga 2001: É através da educação que a herança social de um povo é legada às gerações futuras e inscrita na história. Percebemos ser tarefa nossa, enquanto educadores, trabalharmos pedagogicamente com um discurso profícuo sobre a diversidade cultural, mas, isso exige de nós posição política dentro do debate educacional sobre a Lei 10.639/2003 e sua sucessora a Lei 11645/08 que inclui a Cultura indígena. Lei esta, fruto das lutas do movimento negro, onde negros e afro-descendentes conquistaram o direito de ter acesso em termo de ensino a conteúdos relacionados à História e cultura afro-brasileira e Africana. Quando serão sensibilizados aqueles educadores que ainda resistem em reconhecer a história afro-brasileira como parte da nossa própria história?????????? E a sociedade eurocentrica quando irá admitir que o racismo existe? Nesse sentido, precisamos aprender a lidar com as diferenças enquanto algo positivo, entendendo a escola como ambiente social,que acolhe,trabalha e respeita a diversidade cultural na sua prática e no seu currículo. Nesse sentido, a reconstrução da auto-estima das crianças, dos professores e de todas as pessoas que atuam no ambiente escolar é imprescindível. Assim, devemos reconstruir a identidade das crianças negras na escola e fora dela também , a reconstrução da identidade tanto da criança quanto do (a) professor (a) afro-brasileiro (a), depende de formação constante, da resignificação da identidade dos professores e do conhecimento da influência da cultura africana em todas as áreas: conhecimento científico tecnológico, na linguagem, na literatura, artes, etnias, gênero e etc. Como bem salienta Nilma Lino Gomes (2006), a cultura negra possibilita aos negros ou afro-brasileiros ou afro-descendentes a construção de um “nós”, de uma história e de uma identidade. Diz respeito à consciência cultural, à estética, à corporeidade, à musicalidade, á religiosidade marcada por processo de africanidade e recriação cultural. A cultura negra só pode ser entendida na relação com as outras culturas existentes no país. Precisamos assumir a causa da diversidade que minimiza preconceitos, estereótipos, e discriminações tão gritantes na escola. A escola é composta de pessoas com hábitos, costumes e opções diferentes e que imprimem nas suas produções de conhecimentos esses elementos de identidade. Assim, o modo como a escola lida com essas característica se o que ele pensa sobre o que ser negro mulher,homossexual,índio,trabalhadora doméstica,de candomblé,influência e determina o tipo de conhecimento produz. A criança, o jovem e o adulto interagem com o mundo e criam seus significados para compreenderem, conhecerem, apreenderem, interpretarem e explorarem suas vivências. E, a cultura é o referencial principal neste complexo processo que envolve a construção de identidade étnico-cultural. E isso acontece na coletividade seja em escolas, igrejas, terreiros,associações etc. Disponibilizamos aqui um trecho da música Eu sou de Lá... dos Agentes de Pastoral Afro para sensibilizar aqueles que ainda não tomaram consciência da nossa origem. Eu sou de lá... da África... Se eu não sou de lá os meus pais são de là da Africa Eu sou de lá da África Se eu não sou de lá os meus avós são de lá da áfrica Eu sou de lá da África Se eu não sou de lá os meus ancestrais são de lá da África....

Analia Santana

Referências : ABRAMOWICZ A. BARBOSA, L.M.A., SILVÉRIO, V.R. (orgs.). Educação como prática da diferença. Campinas, SP: Armazém do Ipê, 2006. MUNANGA Kabengele (org). Superando O racismo na Escola. Brasília:MEC2001.

Comentários

  1. Apesar de não possuir, ainda, conhecimentos para análise do conteúdo dos textos, gostei das idéias colocadas. Muito feliz tb pela foto, representa muito bem a idéia de construção.PARABÉNS!

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  2. Mara deixe de modestia menina !!! Eu apenas coloco algumas idéias que acredito ser importantes também estou dando os primeiros passos na escrita .Obrigada.

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  3. Gostei muito. É importante ter um ambiente como este para visualização e valorização do povo negro.

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