Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos:324 anos de Fé,Resistência e Identidade Negra

Procissão de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos nas ruas doPelourinho( 25/10/2009
Procissão de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos (25/10/20090


Eu ao lado de Nossa Senhora na Igreja do Carmo( 25/10/2009)

Criada em 1685, a Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos do Pelourinho, funcionava na antiga Igreja da Sé, é a irmandade negra mais antiga de que se tem registro no país. A devoção do Rosário foi particularmente praticada, pelos negros de Angola e do Congo, inicialmente escravizamos e posteriormente cativos e forros. Desde o século XIV a devoção do Rosário já estava presente em África, pois o reino do Congo e sua coroa se converteram ao cristianismo nas primeiras missões coloniais e religiosas portuguesa. Observamos que com passar dos anos a irmandade acolheu negros independente de sua etnia e crioulos baianos.

A Irmandade de N. S. Do Rosário dos pretos é a única irmandade negra no Brasil a obter o Título de Ordem Terceira. Este foi obtido em 02 de julho de 1899 sendo o grau mais alto da Igreja Católica para os feis comuns ou leigos.
Através das confrarias da época era possível aos negros participarem ativamente das solenidades religiosas e obterem alguns benefícios sociais. Já que eram proibidos de frequentarem as igrejas oficiais, nas irmandades eles reestabeleciam laços culturais,religiosos e sociais.

A Irmandade mantém uma luta constante para continuar se firmando com entidade religiosa, de preservação das tradições culturais negras e afro-católica na Bahia. Ela desenvolve celebrações, fundamentadas nos documentos do Vaticano e da CNBB ( confederação dos Bispos do Brasil), mesmo assim é vista com desconfiança por católicos tradicionais ou acusada de desenvolver cerimônias de candomblé dentro do templo católico. Coisa que posso afirmar com veemência que nunca ocorreu. O preconceito se dá pelo fato de muitos terreiros celebrarem suas missas neste templo.

Neste ano de 2009 a Irmandade completou 324anos de existência, mesmo com o Templo fechado para reforma e restauração desde o dia 15 de julho,as atividades estão acontecendo normalmente na Ifreja do Carmo. A Festa aconteceu com todo brilho,emoção e resignificação da fé afro-católica na Igreja da Ordem Terceira do Carmo, no largo do Carmo Pelourinho entre os dia 23 a 27/10. Foram dias maravilhosos com reflexão sobre a história da irmandade, missas animadas, dança afro, Celebraçaõ para os irmaõas falecidos e ancestrais e o tradicional bacalhau na segunda feira dia 26/10. O foco deste ano foi a importância histórica de resistência e luta pela afirmação da cultura negra, a afirmação da fé afro-católica e a preservação do patrimônio material e imaterial da Irmandade.

Dentre todos os momentos maravilhosos da festa, um fato importantisssimo que foi a celebração em homenagem ao nossos antepassados falecidos ser realizada uma parte dela na Senzala que fica no subsolo da Igrejado Carmo. Momento marcante para todos os irmãos e demais pessoas presentes.

Afirmo que podemos manter viva a nossa chama ancetral negra, ela precisa ser alimentada, acesa e resignificada em alguns casos, para que com as várias identidades africanas que por aqui se aportaram e deixaram seu legado cultural possamos construir nossa identidade plural negra,indígena baiana brasileira. A identidade se transforma a partir das experiências vividas, do conhecimento do passado cultural e histórico e do fortalecimento da auto-estima e das escolhas que fazemos.
Analia Santana

Comentários

  1. Salve... tb tenho um blog, qdo der e c der faz uma visita www.ecosdotelecoteco.blogspot.com . Forte abraço estou dando uma olhada aqui nas paginas...

    ResponderExcluir
  2. Muito bom receber as bênçãos da irmandade Nossa Senhora do Rosário dos Pretos.
    com carinho
    Irmã Silvana

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Trocando idéias crescemos juntos.Deixe sua mensagem.Obrigada Analia

Postagens mais visitadas deste blog

25 de Maio dia da África: O Continente das Nossas Raízes

Música Canto das Três Raças

93 anos do Lider Nelson Mandela " Mandela Day" por Afrokut