Consciência Negra: Algumas Heroínas Negras de Lá e de Cá
Dona Beatriz Kimpa Vita (Criou o Movimento antoniano no Reino do Congo 1684 e foi Queimada viva pela inquisição com seu filho pequeno.Resignificou o cristianismo no Congo.
Benedita da Silva (Tem uma das mais respeitadas carreira política,já foi vereadora, deputada e senadora, militante do movimento negro no Rio de Janeiro e no Brasil.Defende os direitos humanos, educação com ênfase nas questões afrrobrasileiras e identidade cultural )
Lélia Gonzales (Pesquisadora reconhecida sobre a situação da mulher negra e do homem negro, trabalhando as questões de racismo e sexismo. Fundadora do Movimento Negro Unificado, Participou de vários congressos , fez inúmeras palestras e tem diversos artigos publicados no Brasile em outros países. Faleceu em 1994.
Luislinda Valois A primeira juiza negra do Brasil é baiana e assumiu o cargo de desembargadora no Tribunal de Justiça da Bahia. já proferiu sentenças contra o racismo.Drª Luislinda tem uma carreira brilhante e ativa na justiça.
Beatriz Nascimento Historiadora e cineasta, fundadora do Grupo André Rebouças e criadora do filme ORI de Raquel Gerber no qual foi autora, narradora e também personagem. Ela deixou uma rica obra sobre nossa história étnica e de reflexão sobre as realidades do Brasil.
Rainha Nzinga de Matamba (1581-1663) Foi uma rainha gurreira que lutou contra os portugueses e fez alianças quando necessário hábil chefe de estado, governou Lunda de 1623 a 1626. fez importantes negociações com holandeses e portugueses e até deixou-se batizar com nome de Dona Ana de Souza. Lutou firmemente conta o Processo escravocrata principalmente quando se concentrou na costa de Luanda e eram deportados para a Bahia, Rio de janeiro e o Nordeste.
Comentários
Postar um comentário
Trocando idéias crescemos juntos.Deixe sua mensagem.Obrigada Analia