Por uma Educação acolhedora?

Certamente muito se tem escrito sobre uma educação que acolha todas as pessoas sem distinção. Todas as pessoas sabem dizer com riqueza de detalhes como se deve educar e que querem uma educação de qualidade. Porém eu me questiono: Que educação de qualidade é esta em que ninguém se sente responsável em colaborar efetivamente para esta qualidade?Quando estamos com as salas superlotadas de crianças com diferentes demandas e até algumas necessidades especiais sem nem sequer ter um auxiliar de classe temos? Propagandas, avaliações externas que interessam a quem?? 
Mas, enquanto educadora e também eterna aprendiz que sou, tentando acreditar que este ano terei mais sucesso que o ano passado e sigo refletindo sobre diversas problemáticas da escola e da educação em geral.Vou construindo uma relação de confiança e despertando nos meus alunos a vontade de ser diferentes, de fazer coisas boas, de ajudar ao outro, de acreditar que podem aprender e se desenvolver no processo de leitura e escrita mesmo após anos de repetência no 3º ano.  
Eu acredito no potencial da educação, ela transforma a pessoa, a comunidade, o país e o mundo. Contudo a sociedade brasileira do jeito que está estruturada não há interesse na verdadeira revolução que a educação causa. Eu sou prova disso, ela tem me transformado a cada dia e a responsabilidade aumenta. Acreditar é preciso, sonhar é preciso, cultivar a esperança também para que se eduque e se aprenda a ser a  respeitar a cada ser humano minimizando a distância entre o discurso e a pratica quando se trata de educação.  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Identidade Negra (Primeiras Palavras)

Consciência Negra: Algumas Heroínas Negras de Lá e de Cá

Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos:324 anos de Fé,Resistência e Identidade Negra