25 de Maio dia da África: O Continente das Nossas Raízes







 




http://www.guiageográfico.com/


http://www.suapesquisa.com/
















PORQUE DIA DA ÁFRICA?

O CONTINENTE AFRICANO PASSSOU SÉCULOS SENDO COLONIZADO, explorado, suas populações foram dizimadas e suas riquezas extraídas por aqueles que se dizem dos donos das maiores riquezas hoje.França, Portugal, Holanda, Espanha, Inglaterra entre outros.
Identidade Cultural: maneira pela qual uma pessoa ou grupo de define ou é definido pelos outros envolve características linguisticas, culturais, históricas . Aqui as identidades se misturaram, várias identidades se encontraram para a reconstrução de outras identidades. Povos indígenas, africanos e europeus .




Identidade Negra: uma história comum que liga todos os povos ou grupos humanos que os europeus ou ocidentais ditos “brancos “Chamou de negros. Não se resume a cor da pele mas porque foram vítimas das piores crueldades, escravizações,e políticas de destruição.

Preconceito É a idéia pré-estabelecida a respeito de algo ou alguém. Somos capazes de fazer um pré-julgamento daquilo que não conhecemos. Mas engana-se quem pensa que o pré-conceito seja um elemento que precisa ser combatido. Muito pelo contrário. Essa capacidade de pré-conceber ideias a respeito de algo ou alguém é inerente da capacidade humana, PRECISAMOS COMBATER SIM OS PRECONCEITOS RACIAIS.

Ancestral : na visão das culturas negras o clã, a linhagem, a família a etnia é a união dos vivos e dos mortos daquele grupo, entre os mortos existe as pessoas comuns e aquelas que foram importantes para a vida da comunidade. Exemplos: um rei, um chefe, um líder comunitário, um curandeiro . Os ancestrais são representados por estátuas, pedras e outros monumentos. O Ancestral está presente na memória das pessoas.

Diáspora: Esta palavra foi usada para identificar os judeus fora de sua pátria pois eles se ligam tem fortes vínculos históricos, culturais e religiosos em outros lugares do mundo, foi estendido o conceito para identificar os negros de origem africana levados a força para outros continentes e seus descendentes ( filhos dos escravizados na América) reconstruindo sua história,memória e identidade.


A palavra negro abrange  todos os irmãos e irmãs negros(as) do mundo : negroides e negros nos 39 países africanos  e seus descendentes   na índia, Austrália, estados Unidos, Brasil e em todo mundo.
Voltar nosso olhar para a África , fortalecendo nossas raízes na diápora, perceber que ela tem muitas coisas interessantes que a televisão brasileira esconde de nós. Porque sera? É o Continente mais diverso e complexo do Planeta Terra.

" Sou negro(a) sim
Não tenho vergonha
Desde a colonização
Que eu luto."
( Claudete Macedo Cantora Baiana)




MUITAS FORAM AS GUERRAS QUE OS PAÍSES ENFRENTARAM PARA SE TORNAREM LIVRES. O processo de descolonização, o PanAfricanismo lançaram os alicerces para a humanização do continente pelos seus filhos. e o Mias importante a afirmação institucional das forças políticas internas, como também  cultural, religiosa e linguística e etc.


25 DE MAIO DE 1963, EM ADIS ABEBA ETIÓPIA 32 PAISES FIRMARAM UM COMPROMISSO PARA LIBERTAR O CONTINENTE. CRIARAM A (OUA) ORGANIZAÇÃO DA UNIDADE AFRICANA) HOJE A ORGANIZAÇÃO MUDOU E SE CHAMA UNIÃO DOS ESTADOS AFRICANOS.A (ONU) INSTITUIU EM 1972, 25 DE MAIO COMO DIA DA LIBERTAÇÃO DA ÁFRICA.





O MUNDO INTEIRO CELEBRA A UNIDADE DOS PAÍSES AFRICANOS E LEMBRA A ÁFRICA COMO CONTINENTE MÃE DA HUMANIDADE.
                        Alguns conceitos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Música Canto das Três Raças

93 anos do Lider Nelson Mandela " Mandela Day" por Afrokut