ALGUMAS REFLEXÔES DA PALESTRA DE RAFAEL SANZIO NO PPGEduc/UNEB EM 30/04/2013

 Mesa  com os  Professores RAFAEL SANZIO DOS ANJOS (Universidade de Brasília) e HENRIQUE CUNHA JÚNIOR (Universidade Federal do Ceará), dia 30 de abril de 2013 (terça-feira), às 09 horas que estava marcada no Auditório do CPEDR, porém aconteceu na sala 4 do Prédio do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade na Linha I Processos Civilizatórios: Educação, Memória e Pluralidade Cultural foi um momento impar para nós educadores porque suscitou grandes reflexões.
Gostaria de registrar que devido ao meu atraso não foi possível participar da fala do Prof. Henrique Cunha Junior.
Da discussão de Sanzio pude acompanhar a partir do momento em que ele  provocou-nos( educadores, professores e pesquisadores) a uma auto-reflexão o professor para se questionar ( Onde estou? Quem sou eu?  Quem me colocou aqui foi meus ancestrais? Então o que tenho feito para honrar esse lugar?...) .
É importante "olharmos  para além da vista, esse olhar pequeno é pouco perspectivo". Observar além do horizonte, nossas necessidades e nossos desejos. As matrizes indígenas e africanas são bases da nossa  ancestralidade.
 " Olhar de cima, ver a cultura do espaço", perceber além do engessamento inculcado pela educação racista e colonial e de ideais europeus que recebemos. Se nós  não trabalhamos a cultura do espaço não temos pertencimento. Não conseguimos criar esse pertencimento espacial, porque não nos foi dado esse direito. "Quando eu vejo mais,  posso alargar meu pensamento".
"A cidadania é construída a partir da ampliação do olhar", ou seja, da visão de mundo. "A resistência africana faz com que os terreiros a exemplo: do Ilê axé Opô Afonjá, Cantoir , Bogun,  etc., mantenham suas áreas verdes, mananciais suas primícias mesmo com toda uma especulação imobiliária que vem acontecendo nas grandes cidades. O Parque São Bartolomeu é único que resiste graças ás lutas dessas pessoas.
 O território é o chão  e a população aquilo que atribuem sentido, isso é uma identidade. "O fato é o sentimento de pertencer á aquilo que nos pertence". Sanzio reforçou sua fala com as ideias de Milton Santos sobre a concepção de  território. " O território é a base do trabalho, da resistência, das trocas materiais e  espirituais e  do exercício da vida   (Sos ant2000,2007) .

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

25 de Maio dia da África: O Continente das Nossas Raízes

Música Canto das Três Raças

93 anos do Lider Nelson Mandela " Mandela Day" por Afrokut