Salve O dia da África 25 de Maio

25 de Maio dia da África


Disponível em retalhosdearte.blogspot.com

Este dia simboliza a luta dos povos do Continente Africano pela sua independência e emancipação. Vale ressaltar também que o mundo inteiro precisa lembrar e celebrar a África como “ventre do mundo” com o continente mais diverso e complexo que existe no planeta Terra e o que foi mais explorado pelas potências européias.

Salvador com esta greve transporte coletivo ( maio de 2012) seus eventos do Dia da África estão prejudicados ou adiados. A imprensa não toca no assunto, pouca divulgação, mas sei que a semana que vem, dará continuidade ás reflexões nas escolas, universidades entidades negras e etc. A agenda esta recheada: seminários, mesas redondas, rodas de conversas, apresentações, reflexões com presença de africanos ilustres, atividades culturais no Bar Sankofa no Pelourinho hoje 25/05/2012.

O dia da África começa com união de líderes de 32 países africanos reuniram-se para lutar pelos interesses do Continente sem a interferência dos países capitalistas e criaram a Organização da Unidade Africana (OUA) 25 de Maio de 1963 em Addis Abeba na Etiópia. Este dia histórico ficou conhecido como o Dia da África. Em 2002, a OUA parou de funcionar e foi em criada (UA) União Africana que tem a adesão de quase todos os países exceto Marrocos.

Minha reflexão é para lembrar nossos ancestrais que deixaram um legado incalculável para a humanidade. Impérios, reinados, invenções, primeiras experiêrncias de convivência em sociedade, África minha história , Africa minha memória, África que deu início ás civilizações do mundo.

Quantos milhões de pessoas foram dizimadas pelo processo de colonização e exploração escravocrata? E as riquezas expropriadas em nome do acúmulo de capital ? colonias? Muitas lutas, guerras e resistências. Hoje 54 países reescrevem suas histórias no mundo globalizado.

Tomando uma fala de Malcon X em que ele ressalta que “"Não lutamos por integração ou por separação. Lutamos para sermos reconhecidos como seres humanos." Afirmamos que esta é a luta dos povos africanos e especialmente os negros no continente e sua diáspora no mundo. 
Salve Cheick Anta Diop, Aimé Cesaire, Rainha Nzinga, Kimpa Vita e dentre milhares de outros que a historiografia oficialmente não registra.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

25 de Maio dia da África: O Continente das Nossas Raízes

Música Canto das Três Raças

93 anos do Lider Nelson Mandela " Mandela Day" por Afrokut