Educar para Além da Reprodução


Educar para a vida, educar para transformar, educar para buscar transformação de si, do outro e do mundo. Não quero reproduzir, mas, par tirar do aprendizado algo que mude meu ser e estar no mundo.
Sei que isso não é fácil, mas pode ser possível, na perspectiva da mudança social, política e cultural dos povos desprovidos de autoestima, de vontade de mudança, de consciência política e crítica.
Educar é motivar ao outro para além do mínimo, para buscar seu lugar no mundo.
Se tenho  buscado meu lugar no mundo, através da educação, é minha obrigação também motivar meu alunos, a irem ao encontro do seu lugar ao Sol. Aprender é uma das melhores coisas que existe, querer aprender se torna imprescindível para que tenhamos esperança de conquistar nossos sonhos.
Preocupo-me com essa geração que não quer mais sonhar, arriscar-se para buscar seus ideais, vejo crianças de sete, oito anos dizendo que não querem ser nada. Isso me entristece. Querer ser, querer viver, querer buscar o sonho, vislumbrar transformação deve ser ensinado, motivado e pouco temos feito isso.
Desse modo, educar na escola pública atualmente, tem o desafio de ensinar a sonhar, ensinar a querer aprender, a querer ampliar a visão de mundo, a querer conhecer o mundo para além dos meios de comunicação de massa. E, isso é possível através da leitura. Se isso conseguirmos fazer, ainda será possível construir um mundo menos individualizado, menos consumista, menos violento, menos racista, menos machista e por aí em diante.
Não queremos reprodutores de ideologias, queremos transformadores sociais, cunhados na vivência de valores, sonhos e resolvedores dos problemas que nos aflingem.
Eu acredito na educação, pois sei que foi através dela que cheguei até aqui e vou além. Educar-nos constantemente,  és nosso grande desafio nessa sociedade.
.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

25 de Maio dia da África: O Continente das Nossas Raízes

Música Canto das Três Raças

93 anos do Lider Nelson Mandela " Mandela Day" por Afrokut